
O analista de planejamento Waldemir dos Santos e a auxiliar
administrativo Joilda Souza tiveram que adiar o casamento. O plano deles
era morar no apartamento que estão comprando em um condomínio em Guarulhos, na Grande São Paulo. A entrega do imóvel era para ter acontecido há oito meses.
“Eles falaram que iam entregar em junho de 2011. Quando fui assinar
estava para setembro de 2011, e até hoje não peguei a chave”, revela
Waldemir.
O número de reclamações de compradores de imóveis no Procon
de São Paulo saltou de 1,7 mil para mais de 4,3 mil no ano passado. Só
nos primeiros cinco meses de 2012 já são 3 mil queixas. A grande maioria
quanto ao atraso na entrega do imóvel.
O Código de Defesa do Consumidor permite que o cliente cancele a compra
do imóvel que não foi entregue no prazo e receba de volta os valores já
pagos. Mas essa é uma alternativa desgastante para quem fez sacrifícios
pela casa própria. A saída pode ser procurar um órgão de defesa do
consumidor ou a Justiça para cobrar multa e indenização da construtora
pelo atraso.
“É direito dos consumidores receber do construtor, do incorporador, um
acompanhamento por escrito da evolução da obra para que eles possam se
reorganizar ou até mesmo decidir se vão continuar ou não com aquele
empreendimento”, explica Paulo Góes, diretor executivo do Procon de São Paulo.
A dica para quem compra é pesquisar não só o imóvel, mas também a
construtora. É bom consultar os cadastros de defesa do consumidor e
acompanhar de perto a obra, para não ficar com a vida em compasso de
espera.
“Não adianta casar se não tem onde morar”, conclui Joilda.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/queixas-contra-atraso-para-entrega-de-imovel-disparam.html
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